Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Como se sobressair em momentos de crise

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
21/12/2015 - 08:20

Segundo especialista, se destaca o profissional em formação contínua e que saiba estabelecer boas relações

Para muitos, a crise chegou sem pedir licença e não tem apresentado sinais de ir embora no próximo ano, colocando em dúvida a situação econômica do País. Esse fator tem preocupado profissionais quando o assunto é o mercado de trabalho. E a preocupação não é à toa. A taxa de desemprego, apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) este ano, chegou a 8,7%, a maior já registrada desde 2012.

Mas será que existe um lado “bom” nessa crise? O que o candidato pode fazer para se destacar e ser escolhido para um cargo em meio a tantas pessoas talentosas e qualificadas?

Para a psicóloga e coach Márcia Christovam Rocha, os indivíduos devem olhar as alternativas que estão ao redor e não se desesperar. “O grande problema da crise é que as pessoas olham somente para o problema, e não buscam encontrar as soluções”, relata.

Hoje, muitas pessoas estão investindo mais nos estudos e lutando por uma maior produtividade, afinal, se tornar indispensável para a companhia poderá garantir mais que um cargo.
Para Márcia, quando a oportunidade aparecer, o indivíduo deve estar preparado para assumi-la, pois do contrário, aparecerão outros capacitados para isso. “As pessoas devem sair do mundo dos sonhos e partir para o mundo dos projetos. Um mundo planejado com data, metas claras, definidas e mensuráveis”, afirma.

Foco

Para chegar ao posto ambicionado, o profissional precisa estar em constante desenvolvimento e focar, em especial, três fatores: conhecimento teórico e técnico, autoconhecimento (emoções e pensamentos) e inter-relacionamento.

“Quem não consegue se relacionar de forma positiva e assertiva, dentro do próprio ambiente de trabalho, não consegue se destacar no mercado. Deve-se aproveitar as boas relações para ter um bom marketing pessoal, pois o sucesso é um conjunto de ações, onde todas estão interligadas”, ensina Márcia.

Segundo a psicóloga, é o momento para os planos saírem de vez do papel. “Não perca tempo com promessas vazias. Trace metas e comece a colocá-las em prática. Estabeleça aonde quer chegar, busque parcerias e procure conviver com pessoas que proporcionem leveza e estabilidade. E nunca olhe diretamente para o problema, lembre-se de buscar alternativas sempre!”

(Fernanda FelicianoFernanda Feliciano é estagiária do Programa de Estágio Curricular Obrigatório do Grupo Jaime Câmara em convênio com a Faculdade Fasam – Faculdade Sul-Americana)

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações