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Com greve de bancos, clientes podem consultar canais de atendimentos

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20/10/2015 - 08:15

Veja abaixo as instruções repassadas pela Febraban por meio de um guia.
Se for preciso ir à agência, cliente consulta site para encontrar endereço.

Há duas semanas, quem tenta sacar dinheiro ou pagar contas nos bancos precisa buscar alternativas. Os bancários estão em greve e, até patrões e empregados entrarem num acordo, os clientes vão ter que se virar. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou um guia com canais de atendimentos para transações financeiras.

Os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Operações bancárias
Na última década, graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (R$ 21,5 bilhões registrados em 2014), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias. Metade das transações financeiras foi realizada pela internet e pelo celular no ano passado. 

Caixas eletrônicos
Existem no País 159 mil caixas eletrônicos, a maioria dos quais são terminais multifuncionais, ou seja, realizam operações de saque, de pagamento, de transferência, de depósito, de retirada de folha de cheque, entre outras opções. Grande parte destas máquinas, ou seja, 90%, já estão adaptadas para Pessoas com Deficiência (PCDs).

É importante lembrar que os saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira. Para transferências de valores de banco para banco: a partir de R$ 1 mil para TED (a transferência cai no mesmo dia) e até R$ 5 mil para DOC. 

Por esse canal é possível realizar as seguintes operações
Pagar contas
Pagamento de contas (não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; Pagamento e de cartão de crédito.

Saques e depósitos
Saques / retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc).

Outros serviços
Bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático.

Atenção: evite golpes. Caso não encontre nenhum funcionário uniformizado, não solicite ajuda de estranhos para realizar operações nos caixas eletrônicos.

Correspondentes
Os correspondentes estão espalhados em todo o país e inclusive em cidades de difícil acesso, como em regiões ribeirinhas e em locais onde não existem agências bancárias. Os correspondentes são: supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial.

Por esse canal é possível realizar as seguintes operações:
Pagar contas
Água; luz; telefone - com ou sem fatura; tributos municipais e estaduais; boletos de bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).

Sacar dinheiro e benefícios
Bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético - limitado a R$ 1 mil ou três transações diárias.

Depositar
Em conta corrente ou em conta poupança. Operação limitada a R$ 1 mil ou em até três transações por dia.

Outros serviços
Consulta de saldos e extratos de contas correntes e de poupanças; fazer Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda); entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.

Internet banking
A internet é um dos canais de atendimento bancário que mais cresce. Em 2013, mais de 17 bilhões de transações foram feitas pela internet. Esse canal vem sendo constantemente aprimorado para oferecer cada vez mais serviços a cidadãos e empresas.

Por esse canal é possível realizar as seguintes operações
Consultas
Saldo; extrato; lançamentos futuros; extrato de compras com Cartões de Débito; informe de rendimentos; investimento; poupança; aplicações e transações agendadas. 

Pagamentos
DDA- Débito Direto Autorizado; Agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás); bloqueto de cobrança; DARF / DARF Simples; DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional; GFIP - FGTS; GPS - INSS; IPVA; DPVAT; IPTU/ISS; GRCS; ISS; licenciamento de veículos; e recarga de celular.

Transferências
Entre outros bancos; TED e DOC eletrônico.

Outros serviços
Solicitação e desbloqueio de talão de cheques; solicitação, consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.

Mobile banking
Por este canal, geralmente, é possível consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações) e pagar títulos via Débito Direto Autorizado - DDA, mas este serviço varia conforme cada instituição e o seu relacionamento com o cliente.

Para ter acesso a este serviço, o cliente deve baixar o aplicativo (app) da instituição diretamente no celular, a partir do site do banco e das lojas virtuais de aplicativos.

Banco por telefone
Todos os bancos oferecem um serviço telefônico pelo qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar transações financeiras, tais como pagamento de boletos não vencidos, contas de consumo (ex. água, luz, gás, telefone), consulta de saldos e pagamentos de impostos. Anualmente, são realizadas mais de 1,6 bilhão de transações por esse canal.

Pagamentos
Pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas.

Consultas
Consulta de saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros.

Agências bancárias
Se for indispensável ir até uma agência bancária, o cliente pode consultar o site BuscaBanco da Febraban, para localizar o endereço dos bancos e postos de atendimento.

Outros meios de pagamento
Cartões

Os cartões de crédito e débito também são considerados uma alternativa para realização de pagamentos. Com o avanço da tecnologia móvel, os terminais POS sem fio permitiram o aumento da capilaridade deste canal inclusive para profissionais como taxistas e entregadores de pizza, por exemplo.

Cheques
Apesar de ter perdido espaço para os cartões, os cheques ainda são uma alternativa para a realização de pagamentos. Seu prazo para compensação é de dois dias úteis para valores inferiores a R$ 299,99, enquanto que valores acima de R$ 300 são compensados em apenas um dia. Antes de emitir um cheque, veja se o estabelecimento comercial aceita esse meio de pagamento.

DDA
O Débito Direto Autorizado (DDA) é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente. Para usar esse serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na(s) instituição(ões) financeira(s) na qual tem conta.

O DDA também permite o pagamento de boletos vencidos, a própria ferramenta já contabiliza as multas e juros, podendo, desta forma, ser paga pelos canais eletrônicos do banco, sem precisar que o cliente saque o dinheiro para pagar o boleto vencido no banco emitente da cobrança. Podem ser pagos via DDA diversas contas, carnes de financiamento bancário, condomínios, planos de saúde, mensalidades escolares, assinaturas de publicações, entre outras.

A Federação Nacional dos Bancos informou que a proposta que fez de reajuste salarial, pagamento de abono e participação nos lucros foi recusada pelas lideranças sindicais. A entidade disse ainda que aguarda uma nova proposta dos bancários para prosseguir com as negociações.

Fonte: G1

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