Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

CMN: Taxa de juros de longo prazo é mantida em 5%

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
26/06/2014 - 09:38

Brasília - O governo manteve a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) em 5% ontem. A taxa, referência do custo dos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a empresas, está fixada em 5% há um ano e meio.

Ela é determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e calculada a cada três meses, com base na meta de inflação para os 12 meses seguintes.

Meta de inflação

O governo decidiu manter a meta de inflação de 4,5% ao ano - com margem de dois pontos porcentuais para mais e para menos - para 2015 e 2016. A meta tem sido a mesma desde 2006. Quando assumiu seu cargo, em janeiro de 2011, o presidente da instituição, Alexandre Tombini, afirmou que o País deveria “ter a ambição de perseguir no futuro” uma meta menor, semelhante à observada nas principais economias emergentes.

Dessa forma, o governo adia novamente essa ambição do Banco Central de reduzir a meta de inflação. A decisão foi tomada por unanimidade ontem pelo CMN.

Fonte: O Popular

Tópicos:
visualizações