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Carreira: Valorize o marketing pessoal

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15/04/2013 - 09:57

Candidato a qualquer vaga precisa mostrar suas qualidades, como atitude, competência e segurança

Chegou a hora de vender seu peixe. Com diversos candidatos a preencher uma vaga, você precisa conseguir demonstrar suas qualidades e convencer o recrutador de que é a pessoa ideal para fazer parte da equipe. Saiba que ter um currículo recheado de informação nem sempre é suficiente para conseguir o emprego.

O bom marketing pessoal, uma soma que envolve atitudes, comportamento e um pouco de psicologia, é fundamental para que o candidato sobressaia em um processo seletivo. Funcionários já efetivados também podem aproveitar algumas dicas para galgarem degraus dentro de uma empresa.

Para que a estratégia de se autopromover renda frutos, o candidato a uma vaga de emprego deve passar a sensação de segurança ao recrutador. Para tanto, quanto maior a quantidade de informações apuradas sobre a empresa, melhor. Descobrir sobre as habilidades necessários para o cargo, cultura da empresa, a forma como ela negocia e sua visão de mercado. “Entre no site da empresa, colhe o máximo de informações possível e saiba qual a postura adotada por ela”, diz.

Para ele, essa é uma forma de driblar dois sentimentos comuns em uma entrevista de emprego: ansiedade e nervosismo. “Não ser pego de surpresa pode ajudar a encobrir esses sentimentos”, explica. Por isso, argumenta, o candidato deve focar em um número resumido de empresas. “Se ele manda currículo para 35 empresas, fica difícil ele conhecer cada um delas”, ressalta.

Primeiro emprego

Jovens que não possuem experiência profissional têm mais dificuldades em vender suas habilidades durante o desenvolvimento do processo seletivo. Ele explica que, neste caso, o recrutador fica atento aos aspectos de sensos críticos e analíticos.

“Fazemos perguntas práticas e observamos as atitudes dos candidatos”, afirma. As atividades extracurriculares exercidas pelos jovens são pontos de partida positivo.

Comportamento

Tanto um candidato a uma vaga de emprego quanto um funcionário que queira mostrar serviço para garantir uma promoção devem ficar atentos ao comportamento. Saber ressaltar suas qualidades sem ser considerado chato ou pedante também é uma arte. “É bom lembrar que não existe ninguém perfeito e nem super-homem”, diz Caio.

Ele explica que os candidatos devem ter cuidado com as palavras para se promover. Nada de diminuir o trabalho do colega e supervalorizar o próprio. “Uma forma inteligente é mostrar a economia que conseguiu gerar com algum projeto. As empresas dão valor a isso”, diz. Vale deixar de lado o prolixismo.

Efetivado

Já efetivado, o profissional deve aprimorar ainda mais o marketing pessoal. Algumas atitudes vão ao encontro da autopromoção. O funcionário bem quisto pelas empresas, de forma geral, é solidário e ajuda os colegas de trabalho quando consultado. Essa atitude também aponta espírito de equipe.

O funcionário visionário entende o que está fazendo e porque está fazendo. Dessa forma, fica mais fácil sugerir pequenas mudanças que podem melhorar o próprio trabalho e o dos colegas.

Fonte: Jornal O Popular


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