Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Carreira: trabalhar em casa exige disciplina e planejamento

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
05/05/2014 - 10:01

Sonho de muitos brasileiros, dar expediente no próprio lar permite conforto e economia de tempo e de dinheiro. Mas é preciso definir objetivos

Quando se pensa em trabalhar em casa vem sempre a mente aquela possibilidade de esticada no sofá durante o dia, a satisfação de não ter de escolher a roupa para encontrar um cliente e, de quebra, ainda se livrar do trânsito caótico e da violência nas ruas. Tenha calma. Nem tudo são flores. Trabalhar em casa requer disciplina e planejamento diário de suas ações. A intenção é que sua vida pessoal não interfira na profissional e vice-versa.

O ideal é que o profissional que decida trabalhar em casa siga uma rotina semelhante àquela de profissionais que costumam se deslocar para as sedes das empresas. Isso mesmo. Acorde em horários pontuais, tome um banho e vista-se de forma condizente com sua carreira. Essa rotina facilita tanto para que haja melhor empenho durante suas atividades quanto para que a família entenda e respeite seu trabalho.

Conforme a psicóloga Viviane Kazmirczak, é comum que membros da família ajudem a ‘sabotar’ o cumprimento de meta, interferindo na rotina de trabalho. “Tudo deve ser bem explicado e pontuado”, afirma.

Toda essa disciplina é fundamental não só para aquele profissional que têm dificuldade em cumprir metas mas, sobretudo, para aquele que tem dificuldade em parar de trabalhar.. “A vida pessoal pode atrapalhar a vida profissional ou o trabalho pode atrapalhar a vida pessoal. O ideal é que não gere desequilíbrio”, afirma.

Ela explica que o trabalhador deve ter seu ambiente de trabalho reservado, como um escritório. Isso inclui um telefone fixo próprio para as atividades ou mesmo a utilização somente do celular. A família deve ser inserida nesse contexto com o intuito de preservar a privacidade e as atividades desenvolvidas dentro do home office.

Outro ponto importante é definir metas. “Todo e qualquer trabalho precisa de planejamento e de metas para serem cumpridas. Por isso, por tudo no papel é prioritário”, diz Viviane, ao acrescentar que a procrastinação das tarefas é o um dos piores algozes dos profissionais que têm dificuldade em seguir um roteiro. Por outro lado, outros costumam estender o horário de expediente mesmo após cumprir as tarefas definidas para o dia. “Esquece essa questão de adiantar uma coisa aqui outra ali. Isso pode afundar o workaholic”, alerta.

Reinserção

No País, ressalta, ainda exista preconceito em relação a profissionais que trabalham em casa, principalmente em casos de reinserção. “Pode ficar aquela pulga atrás da orelha no momento do recrutamento. Será que ele vai se reacostumar na rotina de trabalho em uma empresa ou se ele levava a sério seu trabalho em casa?”, questiona. Ela diz que essa perspectiva muda ao prestar serviços para grandes empresas do mercado.

Mas Viviane acredita que essa imagem esteja mudando. Essa prática, diz, poderia ajudar a diminuir o estresse no trânsito e reestruturar o ambiente de trabalho. “Hoje existem muitas ferramentas que possibilitam o trabalho em casa. Algumas empresas já enxergam esses fatores e até bonificam seus funcionários com esse método. Por exemplo, uma vez na semana, o funcionário é beneficiado podendo trabalhar direto de casa”, frisa.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações