Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Carreira profissional: Líder precisa ser antenado com a equipe

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
29/07/2013 - 10:22

Profissional deve manter um clima agradável com seus colaboradores para que a empresa alcance os resultados almejados

O líder é uma peça-chave no quadro organizacional de uma empresa. Equiparado a um maestro de orquestra, o profissional precisa estar totalmente conectado com sua equipe para atingir, da melhor forma possível, os objetivos definidos na estrutura organizacional da empresa. Para não pecar nessa trajetória, o líder deve transparecer conhecimento da área, ter bom relacionamento com seus colaboradores, poder de persuasão, entre outras habilidades.

A diretora da Agregar Gestão de Pessoas, Maria Célia Franklin, afirma que o líder deve acompanhar sua equipe no corpo a corpo. Isso quer dizer que deve conhecer detalhes comportamentais de cada membro para, dessa forma, absorver as habilidades mais aguçadas e revertê-las em resultados efetivos.

Clima

Portanto, cabe ao líder manter um clima organizacional agradável com seus colaboradores, motivá-los constantemente através de recompensas, elogios e, sobretudo, deixá-los participar das decisões da empresa, de modo que eles consigam agregar ideias criativas para que a empresa seja mais eficiente. “É importante que ele saiba interagir com a equipe, para saber como cada um trabalha sobre pressão, situações conflituosas. Isso resulta em uma equipe mais coesa”, diz. Para tanto, diz, é importante que o líder desenvolva a percepção em relação a si.

Entretanto, para extrair bons resultados do grupo, o líder deve ter rico conhecimento e sabedoria naquilo que ele lidera. É preciso acompanhar se as variáveis estão de acordo com o previsto.

Saber ouvir

Maria Célia calcula que cerca de 80% das insatisfações de funcionários nas empresas estão ligadas à falta de percepção do gestor. “Muitos têm dificuldade em ouvir o que está sendo proposto por um membro da equipe. Frustrado, eles acabam saindo da empresa”, diz a especialista.

Para ela, essa é uma boa dica para aqueles profissionais que pretendem tornar-se um futuro líder. “É importante observar as gestões que estão a sua volta. Dessa forma, tem um parâmetro daquilo que ele não gosta e não quer ser”, ressalta. Mas vale lembrar que é preciso investir em programas de treinamento e, com a experiência, se necessário, criar uma metodologia própria.

Desafios e Motivação

Observar um líder disposto, cheio de ideias e pronto para transpor desafios é um das melhores injeções de ânimo que possa ser dada a uma equipe. Essas atitudes repassam ousadia e jamais estão em uma zona de conforto.

Essa qualidade é essencial para um líder. É preciso entender que ninguém consegue nada sozinho e que os holofotes não devem estar focados apenas em você. Não esqueça de apontar o crédito à equipe.

Fonte: O Popular


Tópicos:
visualizações