Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Caixa lidera pelo 4º mês seguido o ranking de queixas contra bancos

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
17/11/2015 - 10:16

A Caixa Econômica Federal liderou em outubro, pelo quarto mês seguido, o ranking de reclamações de clientes de grandes instituições financeiras do país, informou o Banco Central nesta segunda-feira (16). O Bradesco ficou em segundo lugar e o Itaú Unibanco em terceiro.

O ranking considera apenas bancos com mais de dois milhões de clientes.
A Caixa teve índice 11,09. O indicador leva em conta queixas consideradas procedentes em relação ao número de clientes, multiplicado por 1 milhão. No mês anterior, o índice da Caixa tinha sido de 10,88.

O resultado é proveniente de 863 reclamações consideradas como procedentes pelo BC, de um total de 77,78 milhões de clientes.
Procurada pelo UOL, a Caixa não respondeu até a publicação desta reportagem..

Bradesco está em 2º e Itaú, em 3º lugar
Assim como no levantamento de setembro e de agosto, o Bradesco ficou em segundo no ranking, agora com índice 9,28 (ante 9,28 em setembro), num total de 705 reclamações.

Procurado pelo UOL, o Bradesco disse que "a posição no ranking do Banco Central reflete a inclusão de registros específicos decorrentes de processos que já foram ajustados e que visam a constante melhoria no atendimento aos clientes. A qualidade de atendimento sempre foi nosso foco como atestam os rankings de 2013 e 2014 e está priorizada nos programas de treinamento contínuo ao nosso quadro de colaboradores".

O Itaú Unibanco foi o terceiro banco mais reclamado da lista, com índice 7,16, contra 7,69 em setembro.

Ao UOL, o Itaú Unibanco afirmou que "os rankings nos ajudam a identificar eventuais pontos de aprimoramento em nossos produtos, serviços e atendimento. Temos investido constantemente nos nossos canais internos para resolver diretamente com os clientes suas questões."

Disse, também, que tem "consciência de que ainda há muito trabalho por fazer, e toda a organização está empenhada na redução no número de reclamações e em alcançar a excelência no atendimento".

HSBC e Santander
O HSBC ficou no quarto lugar da lista, com índice 6,54 e 83 reclamações. No mês anterior, o índice foi de 6,08.

Ao UOL, o HSBC disse que "avalia todas as demandas recebidas pelos canais oficiais de atendimento e atua com o foco do cliente para estabelecer melhorias contínuas em seus serviços". O banco afirmou ainda que "segue altos padrões de qualidade para atender os pontos levantados nas avaliações dos seus clientes".

O quinto banco mais reclamado foi o Santander, cujo índice passou de 7,29 em setembro para 6,34 em outubro. O Santander disse, em nota, que "tem trabalhado continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores com o banco".

Fonte: UOL

Tópicos:
visualizações