Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Caixa Econômica Federal – Reunião Mesa Permanente

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
28/05/2013 - 10:24

    Nesta Segunda-feira (27/05), em Brasília, a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC se reuniu com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL para negociações da mesa permanente para tratar de assuntos de interesse dos empregados. A comissão Caixa teve a coordenação do empregado Sebastião Martins Andrade e a Comissão CONTEC teve a coordenação da Diretora de Finanças da entidade Rumiko Tanaka.

    A reunião teve inicio com a apresentação pela Superintendente da SURBE, Susi Helena Ribeiro, acerca do projeto de atualização do modelo de gestão que a Caixa está implementando. A CAIXA informou que a atualização proposta altera a estrutura organizacional da área estratégica da Matriz. A Caixa informou que não se trata de um projeto reducionista, mas de melhor organização da empresa, visando a ação estratégica de estar entre os três maiores bancos do Brasil até 2022.

 

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

   A Comissão CONTEC questionou representantes da CAIXA sobre a contratação de pessoal, tendo em vista a falta ostensiva de empregados nas agências da Caixa. A CAIXA informou que contratou em 2013, 3756 empregados, prioritariamente para a abertura de novas agências, e que vai cumprir o acordo coletivo de chegar a 99 mil empregados até dezembro de 2013.

 

DEPENDENTES NO PLANO DE SAÚDE CAIXA

   A representação dos empregados solicitou a Caixa a retirada de condicionantes para dependentes dos empregados, até de 27 anos, para a continuidade da permanência no SAÚDE CAIXA, tendo em vista estudos técnicos que apontam que o valor pago pelo dependente indireto é suficiente para essa continuidade, sem prejuízo para a contabilidade do plano de saúde.

 

LOGIN ÚNICO

   A Comissão CONTEC cobrou os representantes da CAIXA sobre a implantação do Login Único, tendo em vista inúmeras denúncias sobre a continuidade de login de várias máquinas por gestores da empresa, burlando o SIPON, e causando prejuízo aos empregados que são obrigados a trabalhar sem receber remuneração. A CAIXA informou que o login único, que a CAIXA chama de estação única, está implantado na Matriz e filiais da empresa, e que até agosto de 2013 estará implantado em todas unidades da CAIXA, podendo inclusive ser antecipado.

   Foi cobrado também a normatização da relação com os correspondentes imobiliários,  tendo em vista denúncias de trabalho desses correspondentes dentro das unidades da Caixa, em muitos casos utilizando estrutura das agências, tais como computador, impressora, mesas e cadeiras, o que além de ser ilegal, pode gerar passivo trabalhista para empresa e insegurança das informações e documentos pertencentes a CAIXA.

 

CORREDOR PARA FLUXO DE ABASTECIMENTO

   Cobrada sobre a implantação do corredor para fluxo de abastecimento das máquinas de auto atendimento, a CAIXA informou que falta somente uma agência em todo o País e que todas as novas unidades que estão sendo inauguradas já contam com esse corredor de fluxo. A CAIXA informou que considera o corredor apenas a área de retaguarda do das máquinas de autoatendimento.

 

TESOUREIRO - REMUNERAÇÃO E CURSO DE FORMAÇÃO

    A Comissão CONTEC cobrou da CAIXA a valorização da função de tesoureiro tendo em vista o acumulo das atribuições do Tesoureiro nas agências, que atua na maioria dos casos sozinho, fazendo o abastecimento dos caixas, sala de autoatendimento, acompanhamento do bom funcionamento dos cash's, auditoria quando há diferenças, controle e conformidade de todas as operações da agência. A CAIXA informou que está otimizando as atividades de tesouraria, fornecendo curso de formação para tesoureiro, que já formou 286 empregados; apresentou a proposta de alterar a forma de pagamento, nas agências em que o tesoureiro trabalha sozinho, para que todas as horas trabalhadas sejam pagas, sem compensação, e ainda flexibilizar para os empregados com até 6 meses de CAIXA possam substituir na função de tesoureiro, contemplando os novos empregados da Caixa que são lotados na retaguarda. A CAIXA informou que está adquirindo máquinas contadoras de cédulas que identificam notas falsas e ainda máquinas de autoatendimento que aceitam notas novas ou velhas na mesma máquina, facilitando assim o trabalho do tesoureiro.

 

AVALIADORES DE PENHOR

    A CONTEC cobrou a solução de problemas de insalubridade nas atividades de avaliadores de penhor, tendo em vista de utilização de produtos químicos necessários a esse trabalho que prejudicam sobremaneira a saúde dos avaliadores. Cobrou ainda curso de formação na avaliação de relógios/jóias para os esses empregados, que embora já tenha atendido alguns empregados, que o processo seja acelerado, pois existe uma demanda muito grande dessa formação.

 

DESCOMISSIONAMENTO

    A CONTEC apresentou posição contrária a qualquer descomissionamento na empresa, entretanto, em havendo descomissionamento que haja critérios mínimos de justiça e respeito aos empregados. A CONTEC apresentará esses critérios para a CAIXA. A empresa ficou apresentar resposta na próxima reunião de negociação.

 

ELEVAÇÃO DO PISO SALARIAL DA CARREIRA ADMINISTRATIVA

   A Comissão CONTEC cobrou da CAIXA a valorização da Carreira administrativa, com elevação do piso salarial dos empregados da CAIXA, e a conseqüente elevação em toda a tabela salarial da empresa. A CONTEC informou ainda a CAIXA que estará  priorizando essa reivindicação em toda a negociação com a empresa.

 

CCP - DESCUMPRIMENTO DE PRAZO

   A CONTEC cobrou da CAIXA o cumprimento de prazo de apresentação de proposta para os empregados que buscam acordo na CCP, o que não tem acontecido. A CAIXA informou que estará em contato com a área gestora, buscando a solução do problema.

 

COORDENADOR DE PAGAMENTO/LIBERAÇÃO DE FGTS

   A Comissão CONTEC sugeriu a CAIXA uma valorização dos empregados que atuam na liberação e atendimento do FGTS e PIS, com criação de função de confiança para o exercício dessa atividade, tendo em vista tratar-se de uma atividade de risco e como ponto motivador ao empregado para permanência nessa área de atendimento, e que vai de encontro ao foco estratégico da empresa que é o atendimento ao cliente.

 

ESTRUTURA FÍSICA PRECÁRIA DE AGÊNCIAS

   A Comissão CONTEC denunciou que algumas unidades estão trabalhando com estrutura física precária, sem ar condicionado, com temperaturas de até 40 graus e cobrou providências imediatas de solução. A CAIXA se comprometeu a resolver com urgência os problemas apresentados pela CONTEC.

 

JORNADA DE TRABALHO

   Foi apresentado denúncia pela CONTEC acerca de extrapolamento de jornada, inclusive em fim de semana, sem pagamento de horas extras. Foi cobrado ainda o cumprimento do acordo coletivo acerca da compensação de horas extras, tendo em vista denúncias de aviso de compensação sem atender o que prevê o acordo sobre o prazo de aviso de no mínimo 5 dias de antecedência ao empregado, para a referida compensação. A CAIXA informou que não compactua com essas atitudes e que vai orientar e cobrar seu corpo de gestores ao rigoroso atendimento das regras do acordo.

 

AVALIAÇÃO:

    Avaliamos a reunião de negociação positivamente, tendo em vista o posicionamento da Caixa sobre providências na solução de alguns problemas apresentados e também pela continuidade da negociação permanente que nos possibilita a apresentação de várias denúncias e problemas durante a vigência do acordo coletivo.

 

 

Diretoria Executiva da CONTEC


Tópicos:
visualizações