Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Brasil se sai bem em cenário de crise, avalia secretário

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
15/08/2013 - 09:20

Brasília – O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, defendeu a política econômica do governo e disse que o Brasil vem se saindo bem em um cenário de crise global. “Tiramos famílias da pobreza, criamos um país de classe média”, destacou. Segundo o secretário, o país está em recuperação mesmo em um ambiente de adversidade internacional. Holland citou que o Brasil teve taxa média de desemprego de 5,7% no primeiro semestre, formalização de 73,4% no mesmo período, aumento da renda, redução da desigualdade social e inflação sob controle.

De acordo com o secretário, é preciso cuidado com o que chamou de “saudosismo do livre mercado”. “Fica a sensação de que estávamos bem com mercado completamente livre. Diziam que não havia mais flutuação cíclica e os problemas macro [da economia] estavam resolvidos. Todos sabem o que aconteceu em 2008. Nós estamos passando por uma das mais graves crises do capitalismo”, disse.

Ele avalia que o momento é de recuperação das economias centrais, mas inspira atenção. “Lamentavelmente, há uma frustração de expectativas recorrentes de recuperação das economias mundiais. Em junho deste ano, o FMI [Fundo Monetário Internacional] estava prevendo crescimento de 3,1% ao ano. Há quem ache que pode crescer ainda menos do que isso.”

Holland deu as declarações na Câmara dos Deputados durante o 1º Seminário de Análise da Política Macroeconômica Brasileira, organizado pelo PMDB. O secretário fez uma exposição sobre a política econômica brasileira depois respondeu a questionamentos de parlamentares.

Fonte: Agência Brasil


Tópicos:
visualizações