Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Bancos mundiais são multados em US$ 6 bilhões por manipulação de taxas

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
21/05/2015 - 10:38

A maior multa será paga pelo Barclays, US$2,4 bilhões. As autoridades acusam os bancos citados de terem utilizado fóruns de discussão na internet e serviços de SMS de forma ilegal

 

Autoridades americanas e britânicas anunciaram nesta quarta-feira (20/5) uma nova multa de quase seis bilhões de dólares a seis bancos que manipularam taxas de câmbio entre 2007 e 2013. Os bancos americanos Citigroup e JPMorgan e os britânicos Barclays e Royal Bank of Scotland (RBS) se declararam culpados neste novo escândalo financeiro, segundo um comunicado do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ).

Além da punição financeira, o banco suíço UBS perdeu a imunidade que o protegia de eventuais processos penais, enquanto o Bank of America pagará apenas o valor solicitado pelas autoridades para indenizar os clientes prejudicados.

As autoridades acusam os bancos citados de terem utilizado fóruns de discussão na internet e serviços de SMS de forma ilegal com o objetivo de influenciar uma taxa de referência no mercado cambial.

O indicador afetado foi a taxa entre o euro e o dólar, segundo as autoridades, que mencionam um fórum de discussão batizado de "cartel" e que reunia operadores na Bolsa do Citigroup, JPMorgan, UBS, Barclays e RBS.

A maior multa será paga pelo Barclays, 2,4 bilhões de dólares. "Para dizer de maneira simples, os funcionários do Barclays ajudaram a manipular o mercado cambial", afirmou Benjamin Lawsky, diretor do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York.

 

Fonte: Correio Braziliense

 

Tópicos:
visualizações