Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Bancos: MP da Basileia segue agora para sanção

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
19/06/2013 - 08:01

Brasília - O Senado aprovou ontem a Medida Provisória 608, chamada MP da Basileia. A medida tem por objetivo dar mais solidez aos bancos e evitar choques, como o da crise de 2008, além de ser parte do compromisso do governo para implantar no Brasil as regras do acordo de Basileia 3. Entre outros pontos, o texto determina que os créditos tributários sem liquidez sejam deduzidos do patrimônio dos bancos.

O Banco Central considera que a MP da Basileia reconhece que, no Brasil, parte desse crédito tributário possui alta liquidez e, portanto, não precisaria ser deduzido do patrimônio das instituições. A avaliação é que, sem a MP, a capacidade de alavancagem dos bancos ficaria reduzida.

Aprovada em votação simbólica, a matéria segue agora para sanção presidencial. O relator da matéria, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), destacou que a MP tem a intenção de manter o sistema financeiro “íntegro e saudável”.

Fonte: Jornal O Popular

 


Tópicos:
visualizações