Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Bancos ganham mais prazo para ajustar modelos de marcação a mercado

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
01/07/2014 - 09:36

BRASÍLIA  -  Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) ampliou os prazos para os bancos fazerem as adaptações necessárias aos modelos de marcação a mercado dos instrumentos financeiros que têm em carteira. As novas regras entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2015, e não mais em 1º de julho de 2014.

As regras de apuração foram detalhadas ao setor financeiro em outubro do ano passado e estão no escopo das alterações necessárias para atender às regras prudenciais de Basileia 3. 

A Resolução 4.349 editada hoje não altera os critérios de responsabilidades, bem como parâmetros a serem observados nos modelos, que podem ser desenvolvidos internamente ou seguirem os parâmetros predeterminados pelo Banco Central (BC).

om o adiamento de prazo, os bancos terão mais tempo para avançar no processo de refinamento dos modelos, bem como realizar mais testes. Os resultados apontados por tais modelos podem ter impacto sobre os requisitos de capital que o banco precisa cumprir para fazer frente ao risco que tais instrumentos representam. 

 

Fonte: Valor Econômico

 

Tópicos:
visualizações