Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Bancos e telefonia lideram ranking de reclamações no Procon-SP

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
13/03/2013 - 08:57

Bancos e operadoras de telefonia lideraram a lista das empresas mais reclamadas pelos consumidores em 2012 no Procon-SP. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (12).

Itaú (1.108 queixas no total, sendo 647 não atendidas), Claro (1.006 reclamações, 208 não atendidas) e Bradesco (976 e 590, respectivamente) lideram a lista.

Em 2011, o Itaú ocupava a 3ª posição no levantamento, e a Claro, a 16ª. Apenas o Bradesco, que no ano anterior liderava a lista, caiu no ranking.

A Claro informou que tem trabalhado para a melhoria da qualidade dos seus serviços e que realiza investimentos em tecnologias e em novas plataformas para proporcionar um melhor atendimento ao consumidor.

"A ideia é que o atendimento prestado aos consumidores vise a resolução dos casos, já no primeiro contato do cliente", informou, em nota. A empresa ainda diz ainda que se coloca à disposição para atender os clientes por atendimento telefônico, e-mail e atendimento pessoal, além dos canais de relacionamento (blog corporativo, Twitter, Facebook e Orkut).

Os bancos ainda não responderam à reportagem.

TELEFONIA E BANCOS

Nos últimos cinco anos, empresas desses dois setores - bancos e telefonia - têm liderado o ranking estadual.

Já no ranking nacional, divulgado pelo Ministério da Justiça em janeiro, a liderança é da telefonia celular, que substituiu o cartão de crédito como campeã de atendimento em Procons do país.

A lista do Procon-SP é formada pelas empresas que receberam o maior número de reclamações fundamentadas - ou seja, que não foram solucionadas na fase inicial de atendimento ao consumidor - e não leva em consideração o número de clientes de cada empresa reclamada.

Neste caso, é aberto processo administrativo para que o Procon-SP trabalhe a reclamação junto ao fornecedor.

O total de atendimentos para consultas, orientações e queixas caiu, chegando a 602.611 no ano passado - número 17% a menos do que no ano anterior.

Segundo o Procon, esses atendimentos geraram 139.066 encaminhamentos da Carta de Informação Preliminar (CIP) às empresas. "Nesta fase preliminar 79% dos casos foram solucionados. Deste total, apenas 29.697 (21%) transformaram-se em reclamações fundamentadas", informou o órgão.

MAIS RECLAMADAS

Ainda que os bancos ocupem o topo da lista, a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) é a que possui o maior número de reclamações fundamentadas (33%) no somatório das empresas.

A área é seguida por assuntos financeiros (bancos, seguradoras, financeiras), com 25,7%, e serviços essenciais (telecomunicações e energia elétrica, saneamento básico, dentre outros), com 16,5%.

Fonte: Folha.com


Tópicos:
visualizações