Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Banco Econômico: Condenado, Calmon de Sá recorrerá

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
10/07/2014 - 10:24

Brasília - A defesa de Ângelo Calmon de Sá, ex-presidente do Banco Econômico, vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) de uma decisão que o condenou à prisão e ao pagamento de multa por evasão de divisas e fraude contra o sistema financeiro.

Calmon de Sá foi condenado na terça-feira, por unanimidade, pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. A pena é de sete anos de reclusão, inicialmente em regime semiaberto.

O ex-vice-presidente da instituição financeira José Roberto Davi de Azevedo também foi condenado, a oito anos e dois meses de reclusão em regime fechado e multa, pelos mesmos crimes.

O Banco Econômico está em liquidação extrajudicial desde 1996. Os desembargadores acataram recurso do Ministério Público Federal contra a decisão de primeira instância, na qual os réus haviam sido absolvidos.

O advogado de Calmon de Sá, Sebastian Borges de Albuquerque Mello, informou que ainda não teve acesso à íntegra da decisão e que vai recorrer aos tribunais superiores. Mello afirmou que estava confiante na manutenção da sentença de primeiro grau, que absolveu o banqueiro, e que a revisão da decisão foi uma surpresa. O advogado de Azevedo não foi localizado.

De acordo com a assessoria do TRF, a 3ª Turma concluiu que “ambos praticaram dolosamente manobras fraudulentas, na gestão do Banco Econômico, constitutivas de crimes contra o sistema financeiro nacional, levando o banco à falência”.

A conduta dos réus gerou “prejuízos para acionistas, correntistas e para o Banco Central do Brasil”, segundo o relator do processo, o magistrado Ney Bello.

Uma empresa estrangeira controlada pelo banco atuou irregularmente como instituição financeira no Brasil, segundo o Ministério Público Federal. Na denúncia, afirma-se que a empresa foi criada “com o intuito de efetuar operações fraudulentas”.

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações