Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Banco Central Europeu reduz taxa básica de juros para 0,5% ao ano

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
02/05/2013 - 11:25

Taxa de juro da zona do euro estava em 0,75%.
Redução ocorreu em linha com as expectativas do mercado.

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira (2) reduzir a taxa básica de juros da zona do euro de 0,75% para 0,50% ao ano, em linha com as expectativas do mercado, depois que a inflação desacelerou para bem abaixo da meta da instituição e após pesquisas econômicas fracas terem aumentado as dúvidas sobre uma recuperação econômica na região.

A inflação da zona do euro desacelerou para 1,2% em abril, sobre a meta do BCE de abaixo, mas próxima de 2%. O desemprego, por sua vez, subiu na região.

O corte aconteceu pela primeira vez em dez meses.

A taxa da linha que a instituição mantém com bancos comerciais, chamada de marginal lending facility, também caiu, passando de 1,5% para 1%, enquanto a taxa de depósito de curto prazo (deposity facility) continua em zero, diz o Valor Online.

Pesquisa da agências Reuters realizada na semana passada mostrou uma pequena maioria dos economistas esperando um corte da taxa de juros.

Investidores aguardam a entrevista à imprensa do presidente do BCE, Mario Draghi, a partir das 9h30 (horário de Brasília), para explicar a decisão.

Fonte: G1


Tópicos:
visualizações