Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Balanço: Só habitação bateu metas previstas na 2ª fase do PAC

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
07/07/2014 - 10:14

Brasília - A segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será encerrada em dezembro com uma baixa taxa de execução das obras voltadas para melhorias nas regiões urbanas e áreas mais carentes do país.

As obras que foram concluídas nos setores de segurança pública, creches, saúde e quadras esportivas, por exemplo, correspondiam em abril a apenas 19,5% do que foi prometido há três anos.

Nos projetos de mobilidade urbana, saneamento, pavimentação de ruas o ritmo é ainda pior: apenas 15% do previsto para ser realizado até 2014 estava pronto em abril.

Em outros dois setores as obras do PAC andam melhor. No segmento de transportes, onde estão incluídas obras de estradas, ferrovias, portos e aeroportos, os governos conseguiram até abril encerrar obras que correspondem a 59% do que estava previsto para ser gasto até dezembro deste ano. No segmento de energia, que inclui obras no setor de petróleo e gás e eletricidade, o percentual de execução está em 50% do total.

Somente no setor de habitação o PAC tem desempenho melhor que o esperado. Nele, que inclui o programa Minha Casa, Minha Vida - uma das bandeiras da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff -, o volume concluído até abril supera em 30% o que se previa em 2011.

A baixa execução do PAC está diretamente relacionada à ação dos governos. O programa anda bem onde os investimentos são privados ou realizados por estatais.

Fonte: Jornal O Popular

 

Tópicos:
visualizações