Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Ata do Copom: Tom mais duro do BC eleva previsão de juros

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
07/06/2013 - 09:42

Ao justificar a alta da Selic, Banco Central deixa claro que a prioridade é controlar a inflação

Brasília - O Banco Central não acha mais que a fragilidade da economia, no Brasil e no mundo, recomenda “cautela” na alta dos juros para combater a inflação doméstica. Ou, pelo menos, não se deu ao trabalho de repetir a palavra, destacada em março e abril, na ata da reunião da semana passada de seu Comitê de Política Monetária (Copom), que elevou a taxa de juros de 7,5% para 8% ao ano.

Divulgado ontem, o documento encorajou apostas de analistas numa escalada mais agressiva da taxa do BC, que, pelas opiniões levantadas pela reportagem, deve fechar o ano entre 8,75% e 9,25%. Até a semana passada, a expectativa mais consensual para dezembro era de juros de 8,5%.

Com a perspectiva de juros mais altos, as projeções para o crescimento econômico do País entraram em queda.

Os recados do BC - e as tentativas de interpretação no mercado - se concentram em apenas 4 dos 75 parágrafos da ata, escrita na tradicional linguagem cifrada, em boa parte com trechos idênticos aos de atas anteriores.

No 28º, observações sobre as incertezas da conjuntura e a importância de uma política monetária cautelosa deram lugar a uma exposição dos riscos inflacionários e da necessidade de “intensificação do ritmo de ajuste das condições monetárias”.

Avaliação

Na leitura do Bradesco, o BC deixou de lado a hipótese de que uma piora da crise no mundo desenvolvido pudesse esfriar ainda mais a economia do Brasil e reduzir o fôlego da inflação. O banco elevou de 8,75% para 9% sua projeção para os juros.

André Perfeito, da corretora Gradual, tem a mesma previsão para o patamar da taxa em dezembro. “Pelo que nos parece do tom do documento, serão mais duas altas de 0,5 ponto porcentual”.

Para a LCA Consultores, o aperto monetário pode ser até maior. Mais enfática, a corretora Nomura subiu sua conta de 8,25% para 9,25%.

Em relatório, a Nomura menciona o 33º parágrafo da ata, no qual foi introduzida a afirmação de que “o balanço de riscos para o cenário prospectivo (para a inflação) se apresenta desfavorável”.

A frase não chegou a impressionar o Itaú, para o qual a inflação acumulada em 12 meses recuará no segundo semestre e os juros do BC não passarão de 8,75%. Em outra novidade, o BC aponta no 24º parágrafo que os gastos privados e públicos (“absorção interna”, no economês) têm crescido mais que o Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a produção nacional.

Fonte: O Popular
Tópicos:
visualizações