Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Aposentados do INSS terão 5,63% de reajuste em 2013; teto subirá para R$ 4.137

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
19/12/2012 - 10:57

O reajuste para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham mais do que o salário mínimo deve ser de 5,63% em 2013 e o teto dos benefícios deve subir para R$ 4.136,68.

O índice foi confirmado no relatório final do Orçamento da União, entregue na segunda-feira (17) pelo relator-geral, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O relator não previu aumento maior do que a inflação para os aposentados do INSS que ganham acima do mínimo.
A última atualização da previsão de inflação foi feita pelo Ministério do Planejamento em novembro. Agora, só deverá mudar com a consolidação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), pelo IBGE, que será divulgada no início de janeiro.

A expectativa dos parlamentares é votar o texto nesta semana no Congresso.

ACIMA DA INFLAÇÃO
É no plenário que os aposentados terão a última chance de tentar um reajuste acima da inflação.
O deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical (PDT-SP), diz que apresentará, com o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e do senador Paulo Paim (PT-RS), o pedido de reajuste maior, próximo dos 8,5% que serão aplicados ao salário mínimo.

Os parlamentares, no entanto, não têm muita esperança de conseguir aprovar o aumento.
Desde 2011, o governo só tem dado a correção da inflação do ano anterior. O maior reajuste dos últimos anos foi em 2010, com correção de 7,72%, em um ano de inflação de 3,45%.

Fonte: Folha.com


Tópicos:
visualizações