Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Aposentado tem direito a saque mensal do FGTS e a desconto de 100% no Imposto de Renda

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
25/01/2013 - 10:43

Legislação também garante desconto e até isenção total do IPTU

Os direitos conquistados ao longo dos 90 anos da Previdência Social são comemorados nesta quinta-feira (24) com o Dia do Aposentado. Saque mensal do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e descontos nos impostos federais e municipais são alguns dos direitos previstos a quem contribuiu com a força de trabalho ou não tem mais condições de trabalhar — consulte todos os benefícios no quadro abaixo.

O governo deve remuneração a quem contribuiu para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por ao menos 30 anos, no caso das mulheres, e 35 anos, no caso dos homens. Podem se aposentar também os homens que têm mais de 65 anos e as mulheres acima dos 60 anos.

 

 O presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos, lembra que quem já cumpriu o tempo de contribuição pode não ter a remuneração máxima prevista caso ainda não tenha a idade mínima de 60 ou 65 anos.

— Muitas vezes, ela pode não ter uma remuneração pelo total de quando saiu da empresa. O ideal é fazer uma simulação no INSS para saber exatamente qual valor da aposentadoria. É fundamental que ela descubra esse número antes de se aposentar.

Para quem decidiu se aposentar ou se aposentou por invalidez, a constituição prevê serviços financeiros e descontos que protege o bolso do brasileiro. No caso dos impostos, o trabalhador aposentado tem desconto no IR (Imposto de Renda) e no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O aposentado que tiver rendimento tributável acima dos R$ 1.499,15 declara imposto de renda normalmente. Igual ou abaixo desse valor, ele está isento da declaração. Quem tiver menos de 65 anos, no entanto, deve declarar de acordo com as regras que valem aos trabalhadores ativos. Porém, há incentivos fiscais concedidos pela Receita.

Nos impostos municipais, o desconto no IPTU depende do tamanho do imóvel e do rendimento mensal do aposentado. Além disso, ele não pode possuir outro imóvel e utilizar seu único como residência.

Para o aposentado com mais de 70 anos está liberado também o saque de todo o saldo do FGTS, e é possível fazer o saque mensal quando o aposentado continua na mesma empresa em  trabalhava quando se aposentou, segundo a Caixa Econômica Federal.

Aposentadoria na terceira idade

Os aposentados que entraram na terceira idade têm benefícios extras que dão alívio ao bolso, principalmente na hora do lazer. Além de transporte coletivo grátis na cidade, os Estados da Federação também garantem passe livre no transporte interestadual de ônibus, trem ou barco.

Na cidade, a lei assegura a meia entrada em cinemas, teatros, espetáculos e eventos esportivos.

O governo federal também concede benefícios à locomoção do aposentado da terceira idade. Com o programa Viaja Mais Melhor Idade, as parcerias do governo com agências de viagem e hotéis resultam em descontos aos turistas acima dos 60 anos de idade.

Na terceira idade, a saúde também tem atenção do governo. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estabelece que as operadoras dos planos de saúde não podem aumentar o preço cobrado aos clientes com base na mudança de idade acima dos 60 anos.

Cidadão preferencial

Além de cliente preferencial, o idoso aposentado tem seu reconhecimento social nos processos judiciais. Uma vez que uma ação pode durar anos, o tempo de espera pela audiência pode ser menor para quem tem mais de 60 anos. Por meio de seu advogado, ele pode pedir prioridade na tramitação processual de qualquer instância, de acordo com o Artigo 71 do Estatuto do Idoso.

Nos programas habitacionais públicos ou subsidiados pelo governo, como o Minha Casa Minha Vida, tem aquisição prioritária o aposentado com mais de 60 anos. Além disso, as regras de financiamento são compatíveis com a aposentadoria, segundo a Caixa.

 

Fonte: R7


Tópicos:
visualizações