Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Alta da inflação não é temporária, admite Banco Central

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
15/03/2013 - 10:11

Autoridade monetária alerta para os riscos de aumento dos preços e diz que os índices podem ter se acomodado em patamar mais elevado, mas afirma que é preciso cautela para subir as taxas de juros

Ameaçado por uma inflação que, ainda este mês, pode romper a variação anual de 6,5% estabelecida como limite de tolerância pelo governo, o Banco Central admitiu a gravidade da situação e mandou um recado: pode subir os juros se o custo de vida piorar. A informação consta da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem. O documento vai além e afirma ainda que a recente alta dos preços pode não ser temporária, mas uma acomodação dos índices em patamares mais elevados — e mais resistentes à queda. Apesar desse cenário, o BC prega cautela quanto a um eventual aumento da Selic, atualmente em 7,25% ao ano. Para usar o remédio dos juros, a instituição precisa vencer resistências dentro do próprio Executivo, sobretudo porque um dos desejos da presidente Dilma Rousseff é deixar como legado as menores taxas da história.

No parágrafo 28 da ata, o BC deixa claro o incômodo com o nível atual do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que teima em não ceder apesar dos cortes de tributos promovidos pelo Ministério da Fazenda. A instituição explica que a maioria dos preços está em alta e que essa pressão tem sido intensificada por alguns fatores pontuais no segmento de transportes — uma referência à reversão do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos e elevações de tarifas de transporte público. “Embora essa dinâmica desfavorável possa não representar um fenômeno temporário, mas uma eventual acomodação da inflação em patamar mais elevado, o Comitê pondera que incertezas remanescentes cercam o cenário prospectivo e recomendam que a política monetária deva ser administrada com cautela”, diz o texto.

 

Fonte: Correio Braziliense


Tópicos:
visualizações