Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Ação judicial: Trabalhadores querem mudanças no FGTS

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
27/05/2013 - 09:33

Trabalhadores ligados à Força Sindical decidiram ontem, em assembleia na capital paulista, propor uma ação judicial coletiva para cobrar defasagens na correção monetária nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ideia é tentar a revisão das contas desde o ano de 1999.

O presidente da Força Sindical, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), sustenta a tese de que a fórmula de correção do saldo do fundo está errada. Hoje, as correções são feitas conforme determina o artigo 2º da lei 8.036/90. São aplicados juros anuais de 3% mais correção monetária mensal com base na Taxa Referencial (TR).

O sindicalista afirma que o prejuízo aos trabalhadores se dá pela “manipulação” da TR. Segundo ele, em 2000, a inflação foi de 5,27% e o governo aplicou apenas 2,09% nas contas. Essa situação tem se repetido ao longo dos anos.

A Força Sindical afirma ter projeções que indicam uma diferença nas contas do FGTS - em decorrência do modelo de correção - de R$ 313 bilhões.

Segundo Paulinho, mais de cem sindicatos devem entrar com o primeira lote de ações questionando a correção do FGTS já na próxima semana.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações