Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

7 em cada 10 não sabem quanto pagam em taxas do cartão de crédito

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
26/06/2013 - 09:05

Pesquisa é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Segundo o estudo, 64% da população já esteve ou está com nome sujo.

Setenta e dois por cento dos consumidores não sabem quanto pagam pelos juros quando deixam de pagar o valor integral da fatura do cartão, segundo informa pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). No estudo foram ouvidas 604 pessoas de todas as capitais brasileiras.

Segundo o estudo, 64% da população brasileira já esteve ou está com o nome incluído nesses cadastros

De acordo com o levantamento, o cartão é utilizado por 77% dos consumidores entrevistados, que  declararam ter pelo menos um cartão de crédito (incluindo cartões de banco e de lojas).

A maioria dos entrevistados, 79%, sabe quanto pagam de anuidade, porém, 72% desconhecem o valor do juro cobrado pelo uso do crédito rotativo. Na avaliação da economista do SPC Brasil Ana Paula Bastos, este comportamento pode revelar um comportamento imediatista por parte do consumidor.

A pesquisa também aponta que o número de consumidores que dividem os gastos no cartão em parcelas maiores está aumentando significativamente. Em 2012, o percentual dos brasileiros que dividiam as compras em mais de dez vezes para parcelar móveis, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos era de 10%, 11% e 10%, respectivamente. Já em 2013, esses percentuais aumentaram para 15%, 50% e 47%.

O principal motivo para a inclusão de dívidas em atraso nos serviços de proteção ao crédito é descontrole financeiro (41%), ficando na frente até do desemprego. Segundo o estudo, 64% da população brasileira já esteve ou está com o nome incluído nesses cadastros.

Fonte: G1


Tópicos:
visualizações